É a pedra fundamental de toda a jornada. O sucesso de sua cidadania depende de uma pesquisa exitosa, que encontre os eventos de nascimentos, casamentos e óbitos de cada geração e deixe você e sua família assegurados para os próximos passos que virão.
Os registros foram encontrados? Maravilha! O próximo passo será escolher se o reconhecimento da cidadania será feito através da rede consular italiana, através de residência em um Comune da Itália ou através do Judiciário italiano. Feita a escolha, os documentos devem ser emitidos ou eventuais cópias devem ser obtidas.
Com os documentos emitidos, uma análise apurada será feita em cima do seu jogo de certidões. Cada método de escolha possui uma exigência própria, portanto, esta etapa é realizada de acordo com a opção e o amparo de profissionais de cada área. Em caso de necessidade de retificação, um parecer será feito com a indicação de itens que precisam de correções.
Tudo certo com a documentação? Rumo à montagem da pasta! Os documentos emitidos no Brasil serão devidamente traduzidos e apostilados, isto é, receberão uma versão em tradução pública e uma legalização internacional para terem plena validade perante a administração pública italiana. Com isso, toda a sua documentação estará adequada e pronta para o reconhecimento.
É a etapa em que os documentos serão entregues na Itália ao nosso escritório parceiro de advocacia responsável ficará a cargo de protocolar o processo e solicitar seu reconhecimento.